A Copa do Mundo 2018 está sendo realizada desde o dia 14 de junho e irá até  o dia 15 de julho. A sede da 21ª edição do Mundial de Futebol é a Rússia, o país com a maior extensão territorial do planeta. O torneio conta com times de 32 países, os quais disputarão o campeonato em onze cidades.
O Mundial de Futebol de 2018 terá 64 jogos em 12 estádios localizados nas cidades de Moscou, São Petersburgo, Samara, Kazan, Ecaterimburgo, Sochi, Kaliningrado, Saransk, Volgogrado, Rostov e Nizhny Novgorod.

Símbolos da Copa

Emblema do Mundial traz as cores que representam a Rússia.
Toda Copa do Mundo tem seus símbolos, que dão identidade visual ao mundial, baseando-se no país-sede. Emblema, mascote e até a bola despertam a curiosidade de quem acompanha competição.
O emblema da Copa na Rússia segue a linha dos últimos mundiais, sendo representado pela taça. As cores escolhidas foram vermelho, azul, dourado(ouro) e preto.
As esferas azuis presentes na ilustração fazem referência à corrida espacial, já que foram os russos os primeiros a enviar um astronauta ao espaço.
 Zabivaka, mascote da Copa do Mundo da Rússia, na cidade de Rostov
O mascote da Copa do Mundo 2018 é um lobo da região da Sibéria, escolhido em uma votação na internet. O animal ganhou o nome de Zabivaka, cujo significado é “aquele que marca um gol”. Com vestimenta nas cores da Rússia, ele usa óculos que remetem aos esportes praticados na neve.
Cada mundial conta com um nome específico para a bola oficial. Na Rússia, ela se chama Telstar 18, uma homenagem à bola da Copa de 1970, a qual era chamada apenas de “Telstar”.
 O nome é uma alusão à expressão “estrela de televisão”.

Países participantes

A Rússia, como anfitriã do Mundial, teve sua participação na Copa garantida de forma automática. As demais 31 seleções realizaram jogos eliminatórios em seus continentes para conquistar uma vaga. A quantidade de vagas disponibilizada para cada continente é definida pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

As seleções que disputam a Copa do Mundo 2018 são:

Jogos da Copa

As seleções estão distribuídas em oito grupos, nomeados de A a H. Os times que formam os grupos da Copa do Mundo são definidos por meio de sorteios transmitidos mundialmente pela TV e internet.
Cada um dos grupos tem a presença de quatro times, os quais se enfrentarão nos jogos da primeira fase do Mundial. Dessa etapa saem os dois classificados para as competições da parte eliminatória, o que popularmente é conhecido como “mata-mata”.
A seleção brasileira, que está no Grupo E, enfrentará Suíça, Costa Rica e Sérvia na fase de grupos.
Brasil X Suíça = 17 de junho, 15h (horário de Brasília)
Brasil X Costa Rica = 22 de junho, 9h
Brasil X Sérvia = 27 de junho, 15h

Etapas da Copa

Fase de grupos: As seleções do mesmo grupo se enfrentam, cada uma jogando três jogos. As duas equipes com mais pontos avançam para a próxima fase.
Oitavas de final: Participam dessa etapa os 16 classificados na fase de grupos. Essa fase é eliminatória, e os vencedores dos jogos prosseguem para as quartas de final.
Quartas de final: Essa etapa eliminatória tem a presença das oito seleções classificadas nas oitavas de final. Os times que vencerem os jogos avançam para as semifinais.
Semifinais: Essa fase tem a participação de quatro times, divididos em duas duplas que se enfrentam nos jogos semifinais. Os vencedores de cada disputa são os finalistas da Copa do Mundo.
Final: As seleções classificadas nas semifinais disputam o título de melhor seleção do mundo.

Formato dos jogos

Os jogos da fase de grupos têm 90 minutos de duração, podendo contar com algum acréscimo. As demais etapas, por serem eliminatórias, não podem acabar em empate. Por isso, há a prorrogação – dois tempos de 15 minutos cada. Se a decisão não for dentro desse período, a partida vai para os pênaltis.
O último Mundial decidido dentro dos 90 minutos regulamentares foi o de 2002, edição da Copa em que o Brasil conquistou o pentacampeonato, vencendo por 2 X 0 a Alemanha.