O mês de Junho é conhecido por ser um mês de conscientização sobre nosso meio ambiente.

E nós, do Colégio São José, não podíamos ficar de fora!

O meio ambiente vem sofrendo muitas alterações com as ações tomadas pelo homem, o que acaba retornando de forma negativa para a nossa vida e do nosso planeta.
Conversando com nossas crianças e levando-as a refletir sobre a importância de cuidarmos do ambiente em que vivemos, elencamos várias práticas que podemos desenvolver para atingirmos esse objetivo.
E por que não começarmos pela nossa escola, pelo nosso entorno? Várias crianças relataram já terem visto ou até mesmo pisado em fezes de animais nas calçadas de nossa cidade, inclusive nos arredores do nosso colégio. Pensando nisso e inspirados em outros exemplos, as turmas dos 2º períodos das professoras Erika e Stéfani resolvemos desenvolver a ação: “Passeio limpo”. Essa ação consiste em confeccionar, a partir de garrafas pets, um suporte contendo sacolas plásticas e fixá-los nos postes do quarteirão da nossa escola com o intuito de oferecer aos “donos” de animais de estimação que recolham as fezes de seus bichinhos e descartem-nas em um local apropriado.
Aliás, isso já é lei!
O que diz a lei

A Lei 10.534/2012 dispõe sobre a limpeza urbana, os serviços e o manejo de resíduos sólidos urbanos em Belo Horizonte: “O proprietário, o responsável ou o condutor de animal deverá proceder à limpeza, acondicionamento e remoção imediata dos dejetos do animal depositado em logradouro público, mesmo que esteja sem guia ou coleira. Parágrafo único – Os dejetos de animais poderão ser dispostos na rede primária do sistema de esgoto sanitário local ou encaminhados para os serviços regulares de coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares, desde que devidamente acondicionados e em conformidade com as normas técnicas da SLU”.

Fonte: Leis Municipais