A Feira Cultural do Colégio São José deste ano irá abordar um tema muito atual: Copa do Mundo.
Aproveitando esse acontecimento, os alunos selecionaram 7 países participantes da copa para descobrir e conhecer diferentes culturas, por meio de pesquisas e estudos.
Segue abaixo os países escolhidos e algumas de suas culturas.

México
cultura do México é muito complexa, pois ela é a mistura que começou na era dos laços culturais pré-colombianos com os espanhóis. Este intercâmbio cultural foi construído durante os três séculos de colonização espanhola, deixando profundas marcas na religiosidade e demais expressões culturais. Após o rompimento político, os mexicanos receberam influência cultural também da África e Ásia (em menor proporção) e, especialmente, dos Estados Unidos (devido à proximidade territorial).

Argentina
cultura da Argentina é muito diversa, graças ao caráter pluricultural do país, uma de suas variedades geográficas é a combinação das muitas identidades étnicas — principalmente a europeia — que compõem sua população. Entre elas existe o Tango (Hola, como é chamado em regiões ocidentais) e o futebol, que é uma das paixões do povo argentino, com alguns estádios conhecidos com capacidade de mais de 60.000 pessoas.

Portugal

cultura de Portugal tem as suas origens a culturas celta, fenícia, africana, ibérica, germânica e romana. A diferenciação cultural dos portugueses manifesta-se através dos tipos de habitação, das manifestações religiosas, da gastronomia, do folclore, das calçadas tipicamente portuguesas, da azulejaria, danças, músicas, teatros, cinemas e etc.

Inglaterra
A cultura da Inglaterra refere-se às normas culturais da Inglaterra e dos povos ingleses. Por causa da posição dominante do Reino Unido quanto a população, a cultura inglesa é muitas vezes difícil de diferenciar-se da cultura do Reino Unido no conjunto. Contudo, há algumas práticas culturais que se associam especificamente com a Inglaterra.
A língua inglesa é falada no mundo inteiro e possui uma tradição com grandes artistas, escritores, poetas e dramaturgos –  de Shakespeare e Dickens a escritores premiados – que contribuíram em grande parte para a riqueza da língua inglesa.

Senegal
A cultura do Senegal é conhecido em toda a África por sua herança musical, devido à popularidade do Mbalax, que originou-se a partir da tradição percussiva, especialmente o Njuup, sendo popularizado por Youssou N’Dour e outros músicos. O Sabar é uma bateria especialmente popular, sendo usado principalmente em celebrações especiais como casamentos e outras cerimônias. Outro instrumento, o Tambor falante, é utilizado na cultura de vários grupos étnicos presentes no país. Artistas e bandas musicais senegaleses de renome internacional incluem Ismael Lô, Cheikh Lô, Orchestra Baobab, Baba Maal, Akon, Thione Seck, Viviane, Titi e Pape Diouf.

Egito
Cultura do Egito envolve muitas nuances, de acordo com cada período histórico do país. É impossível falar da cultura do Egito sem antes pagar um justo tributo a um fator natural que foi preponderante para o desenvolvimento da civilização egípcia em uma estreita faixa de terras cercadas por desertos: a água. O Rio Nilo é a base de tudo. Rio que nasce no coração da África, atravessa o deserto e deságua no Mar Mediterrâneo. Era o Nilo que fornecia a água necessária à sobrevivência e ao plantio no Egito. No período das cheias, as águas do rio Nilo transbordavam o leito normal e inundavam as margens, depositando ali uma camada riquíssima de húmus, aproveitada com sabedoria pelos egípcios para o cultivo tão logo o período de enchentes passava. Os egípcios eram politeístas (acreditavam em vários deuses), esculpiam imagens das várias manifestações do deus Rá. Em homenagem a esses deuses, construíram templos monumentais.

.

Espanha
cultura da Espanha é uma cultura europeia, tendo recebido diversas influências. Tem suas origens nas culturas ibérica, celta, celtibera, latina, visigótica, católica romana, e islâmica.A história, os relevos montanhosos e os mares que a cercam, contribuíram significativamente para formação de sua cultura atual. Existe um patrimônio cultural comum a todos os espanhóis, em suas regiões, há diversas manifestações culturais ligados a sua geografia. Estas manifestações refletiram diretamente em todos os campos culturais da Espanha: arte, tradições, literatura, língua e dialetos, música, gastronomia, entre outros.

Fonte: Wikipédia