Visita ao Museu de Artes e Ofícios

>, Notícias>Visita ao Museu de Artes e Ofícios

No dia 13 de Abril, a turma do 8° ano realizou uma visita ao Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação.
A coleção que deu origem ao Museu de Artes e Ofícios (MAO), formada por peças originais dos séculos XVIII ao XX, foi iniciada há cerca de cinquenta anos pelo engenheiro Flávio Gutierrez, pai de Angela Gutierrez, idealizadora do Museu e Presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez. Ao longo dos anos, as peças reunidas passaram por um processo de restauração, conservação e pesquisa, investimento da própria colecionadora.
É comum pensarmos na produção de bens de consumo na atualidade: máquinas ágeis, pacotes embalados rapidamente e sendo empilhados, caminhões transportando a carga.
Mas como era a vida das pessoas antes do desenvolvimento industrial? Como produzir roupas, calçados, alimentos e energia?
Fomos descobrir isso e muito mais no museu.  A turma teve a oportunidade de conhecer os moldes da produção pré-industrial e muito mais: a cultura, o modo de vida e a relação da venda e do consumo. Foi possível refletir sobre a lógica dos descartáveis e pensar sobre a nossa real necessidade de consumir e os impactos gerados a partir desse consumo.
A coleção constituída foi doada ao patrimônio público em 2005, quando da abertura do Museu de Artes e Ofícios, e tornou-se acessível a grande e diversificado público, em um espaço histórico localizado na região central de Belo Horizonte, o que favorece sua visitação.


Para ver mais fotos da visita técnica, CLIQUE AQUI.

Fonte: Museu de Artes e Oficios

By |2018-06-05T14:18:19-03:0023/04/2018|Ensino Fundamental II, Notícias|

A Associação Educacional Escolápia Feminina é uma entidade beneficente da área de educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS-Educação.