Todo dia é dia do Índio? Sim!!!!!

Não tem como lembrar somente um dia, mas reservaram esta data especialmente para eles, pois são importantes para a compreensão da nossa cultura e constituição da nossa “americanidade”.

Mas você sabe por que escolheram o dia 19 de abril?

Em 1940, representantes de vários países como Chile e México, se reuniram em Patzcuaro (México) com o propósito de discutir a situação dos povos indígenas após anos de colonização. Nomearam esse momento de Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.

No início do século XX, estudos aprofundados sobre os humanos (antropologia) estavam em alta, e havia um grande interesse por etnias e culturas primitivas. O esforço feito pela tentativa de compreender e dar a importância devida ao povo indígena despertou a atenção também para as políticas públicas que visam à salvaguarda dos hábitos e costumes, onde o Congresso serviu como ponte para todas as programações. Uma das decisões tomadas fora a escolha do dia 19 de abril como dia para refletir sobre a presença dos povos americanos já habitantes de toda a América. No ano seguinte, vários países incluíram a data como homenagem aos povos nativos ou indígenas.

A celebração do Dia do Índio no Brasil veio para nos fazer refletir sobre o passado com relação à dominação e conquista da Europa sobre o continente americano.

A palavra indígena vem do «latim indigenae “natural do lugar em que vive, gerado dentro da terra que lhe é própria”.

Muita coisa para se pensar, não é?

Clique aqui para ver mais fotos no facebook.

Fonte:

Brasil Escola