O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é hoje a principal porta de entrada do ensino superior no Brasil, com acesso a instituições de educação públicas e privadas. Por ter substituído o tradicional vestibular em milhares de faculdades e universidades dentro do país e fora dele passou a fazer parte do calendário escolar de estudantes que vão completar o ensino médio.

Dicas sobre Enem 2018

A primeira prova do Enem foi aplicada no ano de 1998 com o objetivo de avaliar os estudantes que concluíam a última etapa da formação básica. Com o passar dos anos algumas mudanças aconteceram na aplicação do exame e, atualmente, é a prova mais importante e aguardada pelos estudantes brasileiros que desejam ingressar no ensino superior.
Com o objetivo de que você conheça tudo sobre o exame responsável pela entrada de diversos estudantes por meio de programas educacionais como o SisuProuni e Fies, produzimos um manual completo com todas as informações que você precisa saber sobre o Enem. Aqui você terá acesso aos conteúdos que vão desde a como se inscrever até dicas de estudo para conseguir alcançar uma boa pontuação na prova.

Quem pode participar do Enem?

Apesar de ser uma prova importante e já conhecida por muitos, algumas pessoas ainda têm dúvida a respeito se pode ou não fazer o Enem. Qualquer pessoa que concluiu o ensino médio pode participar do exame, bem como os estudantes que estão prestes a concluí-lo.

Para que serve o ENEM?

Ao longo dos anos o Enem ultrapassou o seu propósito inicial de apenas avaliar o conhecimento dos estudantes. Atualmente, o exame é utilizado como critério de seleção para quem pretende ingressar em faculdades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSu), faculdades particulares concorrendo a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), conseguir o Financiamento Estudantil (Fies) e, além disso, diversas faculdades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

Como é a prova do Enem?

São preparadas cinco tipos de provas, separadas por cores (amarelo, azul, cinza, branco e rosa). Os exercícios são os mesmos em todos os cadernos de questões Enem, somente é alterada a ordem.

O candidato recebe do fiscal da prova o seu caderno de questões e o gabarito com o seu próprio nome impresso, que deve ser conferido antes de assinar.

A prova acontece em dois dias e, desde o Enem 2017, são realizadas em dois domingos consecutivos e não mais em dois dias seguidos (sábado e domingo). No primeiro dia de prova Enem, as disciplinas são de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação. Já no segundo dia de prova Enem, é a vez de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Cada disciplina possui 45 questões.

Dicas sobre Enem 2018

Quanto tempo dura a prova?

No primeiro domingo os candidatos têm 5h30 (cinco horas e meia) para responder as provas, preencher o gabarito, fazer a redação e passar para a folha de respostas. No segundo domingo a duração é de 5h (cinco horas).

O que é preciso levar para a prova?

Documento: fique ligado! Só vale documento de identificação original, oficial e com foto. Não leve cópia simples, autenticada ou documento sem foto. Para não errar, confira a lista do que é preciso levar:

  • Caneta esferográfica – só poderá ser utilizada a de cor PRETA, fabricada em material transparente;
  • Cartão de confirmação de inscrição;
  • Declaração de Comparecimento Enem impressa para assinatura do coordenador local (caso precise do documento).

O que você NÃO deve levar para a prova?

Durante a realização da prova não é permitido que os candidatos estejam portando alguns itens e, para você se organizar, separamos a lista do que é proibido utilizar. Vale lembrar que, o não cumprimento das orientações, pode resultar em eliminação do candidato, então é bom anotar!

  • Dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets e demais aparelhos eletrônicos);
  • Caneta que não seja de material transparente;
  • Óculos escuros;
  • Lapiseira, lápis e similares;
  • Livros e anotações;
  • Chaves, relógios;
  • Boné, chapéu, gorro;
  • Fone de ouvido ou similares.

Horário da prova do Enem

Fique atento ao horário de verão que inicia no dia 04 de novembro 

Atenção, candidato! Fique atento ao horário da abertura e fechamento dos portões. Todos os anos muitos estudantes se atrasam e não conseguem ingressar no seu local de prova, perdendo a oportunidade de realizá-la e tendo que aguardar o próximo ano, já sendo conhecidos pelos internautas como os “atrasados do Enem”. Então, se você não quer correr o risco de virar um “meme” do “show dos atrasados do Enem”, confira o horário e chegue com antecedência.

  • 12h: Abertura dos portões
  • 13h: Fechamento dos portões
  • 13h às 13h30: Procedimentos de segurança na sala de prova
  • 13h30: Início das provas
  • 19h: Término das provas no primeiro domingo
  • 18h30: Término das provas no segundo domingo

Antes de entrar na sala, guarde os objetos não permitidos no envelope porta-objetos, feche o lacre e deixe debaixo da sua cadeira até terminar a prova. Confira seus dados no cartão-resposta/folha de redação. Agora todos eles terão o seu nome e número de inscrição.

Verifique também seus dados na ficha de coleta do dado biométrico. Faça apenas a conferência. Aguarde a autorização e o auxílio do aplicador para fazer a coleta.

Destaque ainda, com muito cuidado, o cartão-resposta/folha de redação do caderno de questões. Eles serão encartados e não poderão ser substituídos se forem danificados.

Enquanto estiver fazendo a prova…

Lembre-se que não é permitido trocar a opção de língua estrangeira (inglês e espanhol) que você escolheu na hora da inscrição.

Quanto à redação, veja o que pode zerar a produção do seu texto:

  • Fugir do tema proposto;
  • Entregar a folha de redação sem nada escrito;
  • Usar parte de texto desconectada do tema proposto;
  • Escrever só sete linhas, qualquer que seja o conteúdo;
  • Usar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
  • Fazer uma estrutura de texto diferente do tipo dissertativo-argumentativo.

Para mais informações acesse o Portal do Enem.

Fonte – Educa Mais Brasil