Os nossos encontros da Pastoral Escolápia agora tem um nome. É o Conexão Jovem.

Nele os nossos jovens, do 8º ano do Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio, se tornam protagonistas de múltiplas ações que perpassam por três dimensões humanas: espiritual, afetiva e social.

A espiritualidade nos conecta a uma relação mais coesa com a transcendência que está em nosso meio, no dia a dia, nas pessoas e no Cosmos. Sem excluir a opção religiosa de que cada um faz.

“O ser humano não possui apenas exterioridade que é sua expressão corporal. Nem só interioridade que é seu universo psíquico interior. Ele vem dotado também de profundidade que é sua dimensão espiritual.”

Leonardo Boff

A dimensão afetiva nos conecta ao nosso ser individual que com uma educação emocional pode ser pleno de realizações e capaz de ajudar uns aos outros no caminho da vida.

“A base essencial de nossa personalidade é a afetividade. Pensar e agir são, por assim dizer, meros sintomas da afetividade. Os elementos da vida psíquica, sentimentos, ideias e sensações apresentam-se à consciência sob a forma de certas unidades que, numa analogia à química, poderiam ser comparadas às moléculas.”
Carl Jung

Nossas ações sociais são pautadas em apadrinhamentos a asilos e creches, dentre outros espaços, que convidam os nossos alunos a partilharem uma vocação que está disposta ao chamado de se colocar a serviço da vida e ao encontro do outro.

“Acreditar no voluntariado jovem significa – é claro – acreditar no voluntariado e no jovem. Nos últimos anos, especialmente nesta década, vem tomando forma no Brasil a concepção de voluntariado como ação cívica; que tem como objetivo a mobilização de pessoas, empresas e instituições da sociedade civil para rever seus próprios problemas; tanto pela articulação de iniciativas e recursos, quanto pela reinvindicação de políticas públicas satisfatórias. A participação direta de cidadãos em atividades sociais pode contribuir para o enfrentamento da exclusão social e para a consolidação de uma cidadania participativa. Assegurar os direitos humanos e sociais passa a ser uma responsabilidade não apenas do Estado, mas de toda a sociedade.”

Site: Parceiros Voluntários

Venha participar conosco dessa incrível jornada em busca de uma vida melhor!

Quintas feiras: 14 horas

No CSJ