Depois de conhecer um pouco sobre os vulcões e saber o porquê eles ocorrem, chegou o momento de construir um modelo de vulcão para simular a ocorrência de uma erupção com lava incandescente se deslocando pelas laterais.
Os alunos se organizaram em duplas, para a construção de uma maquete em sala.
A turma do 4º ano visitou o Laboratório de Ciências para compreender como são as etapas de uma erupção vulcânica e algumas curiosidades sobre o assunto. Com a atividade desenvolvida no Laboratório de Ciências Naturais, eles puderam ver seu vulcão ativo, colocando-o em erupção.
Professoras Tádia e Delziete
Conheça os cinco países com mais vulcões ativos.
Chile
Calcula-se que o Chile tenha 95 vulcões em atividade. Atualmente, os mais ativos estõo em Villarica, no sul, cuja erupção mais recente ocorreu em março deste ano. O Copahue fica na fronteira com a província de Neuquén, na Argentina, e continua lançando gases e cinzas ocasionalmente.
Indonésia
O monte Sinabung, no norte de Sumatra, por exemplo, registrou uma erupção no início de abril.
Na Indonésia também ocorreu uma das maiores erupções vulcânicas já registradas: a do vulcão Tambora, ocorrida em 1815. As cinzas lançadas alcançaram uma altura de 30 quilômetros e chegaram a afetar plantações na Europa.
Estados Unidos
Cerca de 130 vulcões ativos seriam monitorados constantemente por autoridades americanas.
Mas a decisão de monitorar ou não um vulcão, segundo Donovan, é um tema difícil.
“Financiar o monitoramento de um vulcão, em qualquer país, pode ser uma decisão controversa”, disse ela. “Isso porque as erupções são muito raras. Você pode monitorar um vulcão por milhares de anos sem ver uma erupção”.
Japão
“Entre eles se inclui o monte Fugi, que pode entrar em erupçãoo em um tempo relativamente curto”.
Rússia
Na Rússia, a maioria dos vulcões ativos estão concentrados na península de Kamtchatka, na Sibéria, na região mais oriental do país.
Um dos maiores e mais ativos é o Shiveluch, conhecido pela violência de suas erupções.
Outros é o Plosky Tolbachik, que depois de ficar adormecido desde 1976, entrou repentinamente em atividade em 2012.
Apesar de listarem esses cinco países, os especialistas afirmam que devido à falta de investigações sobre a história de muitos vulcões, é muito difícil saber quantos estão ativos.
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”46″ override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”0″ images_per_page=”30″ number_of_columns=”3″ ajax_pagination=”1″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” template=”/home/storage/2/32/f2/site1392288026/public_html/wp-content/plugins/nextgen-gallery/products/photocrati_nextgen/modules/ngglegacy/view/gallery-caption.php” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails”]