As reflexões nas aulas de Geografia sobre a vida na cidade foi uma boa oportunidade para conscientizar os alunos sobre direitos e deveres do pedestre e do motorista, tornando-os aptos a se comportar bem no vaivém das ruas.

No dia 21 de junho no Colégio São José os alunos do 4º ano da Profª Tádia, participaram de uma palestra com a Renata (soldado) do DER/MG sobre “A Educação para o Trânsito”. Iniciamos assim, o trabalho de campo que vamos desenvolver até o dia 12 de julho observando o entorno da escola com ajuda dos pais em relação à fila dupla de carros na porta da escola. O ziguezague no meio da rua atrapalha motoristas e põe em risco a vida da garotada. Acabar com essa falta de segurança pode parecer simples bastaria chamar a fiscalização, mas não é. A solução passa pela conscientização de condutores de veículos e de pedestres sobre suas atitudes.

No Brasil, a Semana Nacional de Trânsito acontece entre 18 e 25 de setembro, este ano com o slogan é O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) divulgou, o cronograma das campanhas educativas de trânsito para 2017. O tema principal das ações deste ano é “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.

Sendo assim, vamos destacar neste projeto os direitos de motoristas e pedestres e fazer com que os alunos trabalhem com situações reais.  Com o objetivo de transformar o local onde vivemos.