SANTA PAULA MONTAL (1799 – 1889)
Fundadora das Escolápias
Nasce em Arenys de Mar, província de Barcelona na Espanha, em 11 de outubro de 1799. Morre no dia 26 de fevereiro de 1889, em Olesa de Montserrat.
Desde seus primeiros anos conhece e vive a discriminação educativa da mulher, com poucas possibilidades de acesso à cultura, e dá uma resposta criativa. Vê na educação cristã das meninas e jovens o fermento da reforma social, porque a mulher é a base primordial das famílias.
No ano de 1829, funda em Figueiras (Gerona) sua primeira escola para meninas com um amplo programa educativo, superando o legislado pelo Estado. Com a missão única e específica da educação cristã de meninas e jovens, rompendo assim, a discriminação existente em relação às meninas. Seu lema é claro expoente desse ideal: “Quero salvar as famílias, ensinando às meninas o Santo Temor de Deus”. Essa é uma frase emblemática de Santa Madre Paula Montal, em 1837.
Em 1846, abre o terceiro Colégio em Sabadell. Em 02 de fevereiro 1847, pronuncia seus votos religiosos. Totalmente identificada com o carisma calasâncio, estrutura sua Congregação com a espiritualidade e regras de São José de Calasanz. É a fundadora da primeira Congregação Feminina, o Instituto das Filhas de Maria Religiosas das Escolas Pias, na Espanha no século XIX, que tem como cerne do carisma a vocação escolápia.
Hoje, sua obra se estende por quatro continentes (África, América, Ásia, Europa). As Irmãs Escolápias dão continuidade a esta grandiosa missão educadora das Escolas Pias.
.
SÃO JOSÉ DE CALASANZ (1556 – 1648)
Fundador das Escolas Pias e da 1ª Escola Gratuita do Mundo
Nasce em Peralta de La Sal, província de Huesca, em 1556. Estuda Teologia e Direito em Lérida, Valência e Alcalá. É ordenado sacerdote em 1553. Morre em Roma, dia 25 de agosto de 1648.
Depois de trabalhar em algumas paróquias, como secretário episcopal, viaja para Roma em 1592 para conseguir algum cargo na Igreja Católica. Tem contato com os bairros mais pobres e descobre os meninos de rua, sem escola nem possibilidades de serem educados. Abre uma escola gratuita em Santa Dorotéia, no Trastevere romano. Dedica-se de tal maneira a esta tarefa que já em 1602 reorienta por completo sua vida: “Encontrei a maneira definitiva de servir a Deus, educando os meninos. Não a deixarei por coisa alguma”. Assim nasce as Escolas Pias, em 1617.
São José de Calasanz, inspirado intérprete dos sinais de seu tempo, abre a primeira escola popular e gratuita do mundo, em Roma, em 1597, antecipando em 200 anos à organização da escola pública, em alguns dos Estados Modernos.
“O Ministério da Educação é em verdade: o digníssimo, o nobilíssimo, o meritíssimo, o mais beneficentíssimo, o utilíssimo, o mais necessariíssimo, o naturalíssimo, o razoabilíssimo, o gratíssimo, o atratibilíssimo, o magnificentíssimo”. (São José de Calasanz em seu Memorial ao Cardeal Miguel Ângelo Tonti. Roma, 1621.)
A primeira Comunidade Escolápia do Brasil é fundada em 1934, na cidade de Oliveira – MG.
Com o surgimento das novas vocações brasileiras, a Congregação funda a 2ª Comunidade Escolápia: o Noviciado e o Colégio São José em Belo Horizonte. A comunidade São José era constituída por: Madre Micaela Hereu de São Benito, Superiora Provincial de Cataluña, Madre Adelaida Abaunz da Imaculada, Mestra de Noviças, Madre Carmen Casademont do Divino Redentor Sor Clemência Heredia, Irmã Dolores Albareda de São José de Calasanz e as postulantes: Maria Amorim, Dalila Amorim, Ruth Castro, Geraldina Rodrigues Pereira e Flausina Resende.