Os alunos do 4º ano do Colégio São José, vivenciaram em aula prática de fração utilizando um alimento delicioso; a maçã. A atividade teve como objetivo desenvolver a capacidade do aluno de reconhecer a fração que é a representação da parte de um todo (de um ou mais inteiros), assim, podemos considerá-la como sendo mais uma representação de quantidade, ou seja, uma representação numérica.
Assim, podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 maçã é um inteiro, mas se comermos um pedaço, qual seria a representação numérica que esse pedaço e o resto da maçã representaria? Foi à necessidade de criar uma representação numérica para as partes de um inteiro que proporcionou o surgimento dos números fracionários que iremos estudar nesta etapa.
Observamos os cortes que eram dados e a fração que se formava e como lemos:
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”66″ override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”0″ images_per_page=”30″ number_of_columns=”4″ ajax_pagination=”1″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” template=”/home/storage/2/32/f2/site1392288026/public_html/wp-content/plugins/nextgen-gallery/products/photocrati_nextgen/modules/ngglegacy/view/gallery-caption.php” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails”]