A Olimpí­ada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Em torno desta competição, a Sociedade Brasileira de Matemática, em estreita cooperação com o IMPA, elaborou um projeto que visa interferir decisivamente na melhoria do ensino de Matemática em nosso paí­s estimulando alunos e professores a um desenvolvimento maior propiciado pelas condições que atualmente podemos oferecer: a realização da OBM.

Objetivos

• Interferir decisivamente na melhoria do ensino de Matemática em nosso paí­s estimulando alunos e professores a um desenvolvimento maior propiciado pelas condições que atualmente podemos oferecer: a realização da OBM.
  • Descobrir jovens com talento matemático excepcional, e colocá-los em contato com matemáticos profissionais e instituições de pesquisa de alto ní­vel, propiciando condições favoráveis para a formação e o desenvolvimento de uma carreira de pesquisa.
  • Selecionar os estudantes que representarão o Brasil em competições internacionais de Matemática.
  • Organizar no Brasil as diversas competições internacionais de Matemática.

Algumas das ações estabelecidas no projeto, que recebeu apoio do CNPQ, são:

• Ampliação da Comissão de Olimpí­adas da SBM, com o estabelecimento de uma secretaria, localizada no IMPA, para centralizar os trabalhos de divulgação e coordenação das atividades olí­mpicas e para apoiar os coordenadores regionais
  • Criação da revista Eureka!, contendo informações e material de preparação para Olimpí­adas.
  • Estabelecimento de um canal de comunicação constante com os estudantes e as escolas, através da revista Eureka!, deste site da Internet e de um cartaz, a ser enviado a todas as escolas cadastradas.

Fonte: OBM

Parabéns aos alunos que passaram na 1ª fase da OBM (Olimpí­ada Brasileira de Matemática)!

OBM 2016 Olimpí­ada Brasileira de Matemática