Quinta – Feira Santa: Jesus celebra a última ceia

 

Queridas Famílias, Saúde e Paz!

Com alegria convidamos vocês para reiniciarmos nosso Projeto de Oração Contínua  com as Famílias em 2021. Vamos juntos, formarmos uma grande corrente de oração pedindo a Deus, autor da Vida, pelo fim da Pandemia. A Pandemia pode nos impedir de muitas coisas, mas não tem o poder de nos impedir de elevarmos nossos corações e nossas preces ao bom Deus suplicando pela cura da humanidade.

Sugerimos que essa oração seja feita na noite de quinta-feira, caso a família não tenha condições de participar da Missa. Escolha um local apropriado, longe da TV.

Ambientação:  Uma mesa forrada com uma jarra de água, uma bacia e uma tolha

 

Oração Contínua: Quinta – Feira Santa: Jesus celebra a última ceia

 

Hoje revivemos a última ceia de Jesus em um gesto de amor, Ele se doa no Pão e no Vinho. Jesus nos dá uma grande lição de amor. Peçamos a Ele que nos ensine a viver o seu grande mandamento que é  AMAR, simplesmente AMAR.

Refrão: Eu vos dou o novo mandamento: Que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei, disse o Senhor.

Evangelho do dia (Jo 13,1-15)

Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.

Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.

Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.

Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”.

Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: ‘Nem todos estais limpos’. Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”.

Palavra da Salvação!

Glória a vós Senhor!

Canto: https://www.youtube.com/watch?v=BplExNo4TME

  1. Momento de silêncio para a interiorização do Evangelho
  2. Reflexão: Todo gesto realizado para conter o avanço do vírus, é um estado de amor para com o Próximo!
  3. Preces Espontâneas ou Partilha: Como está a minha capacidade de amar a TODOS?
  4. Oração do Pai Nosso
  5. Oração do Papa Francisco contra o Coronavírus

Ó Maria, tu sempre brilhas em nosso caminho como sinal de esperança.

Nós nos entregamos a Ti, Saúde dos enfermos, que na Cruz foste associada à dor de Jesus, mantendo firme a tua fé.

Tu, Senhora do Carmo sabes do que precisamos e temos a certeza de garantirás, como em Caná da Galileia, que a alegria e a celebração possam retornar após este momento de provação.

Ajuda-nos, Mãe do Divino Amor, a nos  conformarmos com a vontade do Pai e a fazer o que Jesus nos disser. Ele que tomou sobre si nossos sofrimentos e tomou sobre si nossas dores para nos levar, através da cruz, à alegria da Ressurreição

Amém!

Diante dessa pandemia, peçamos a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Mãe de DEUS, para as nossas súplicas e nos ajude a perseverarmos unidos na oração. Rezar uma Ave Maria…

 

Equipe de Pastoral Educativa/2021

Irmãs Escolápias