Trabalho interdisciplinar realizado pelos alunos do 6º ano através de um jornal com um tema bem contemporâneo:
“Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.”

Os professores do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, trabalharam vários tópicos dentro do tema, como analisar a linguagem verbal do jornal, bem como as características inerentes a este recurso para o estudo dos gêneros textuais jornalísticos, aula administrada pelo professor de português. Em artes, aprenderam a analisar o uso da linguagem artística do audiovisual como meio de comunicação, a fim de, promover o desenvolvimento de uma construção coletiva com o tema abordado por meio de novas tecnologias.

Além disso, nas aulas de Geografia e Ciências aprenderam a como garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos no território brasileiro, melhorar a qualidade da água nos corpos hídricos, reduzindo a poluição, eliminando despejos e minimizando o lançamento de materiais e substâncias perigosas, reduzindo pela metade a proporção do lançamento de efluentes não tratados e aumentando substancialmente o reciclo e reúso seguro localmente.

Foi trabalhado também nas aulas de filosofia como desenvolver uma reflexão sobre a seguinte questão: Os desafios do pensamento sobre a natureza no mundo contemporâneo – o problema da água. Nas aulas de matemática viram, através de gráficos e/ou tabelas, o desenvolvimentos dos temas abordados, além de, escrever se houve aumento ou diminuição e fazer comparações com dados colhidos anteriormente.

Por fim, nas aulas de inglês pesquisaram sobre um país onde há um manejo da água e um saneamento exemplar e citaram qual país escolhido no jornal.