Primeiro dia do Seminário “O Pacto Educativo Global através da metodologia da Indagação Apreciativa”

O Pacto Educativo Global desafia a colocar a pessoa humana no centro, abraçando com cuidado o tema da Casa Comum em nossas comunidades educativas. Essa é uma iniciativa mundial do Papa Francisco sobre a realização de um encontro para reconstruir o Pacto Educativo Global.  A Educação Católica está trabalhando em várias iniciativas para motivar os educadores dos ambientes da família, da escola e da sociedade a compreender a proposta do Pacto pela Educação.

No seminário que começou em Roma/Itália, no dia 12 de novembro, que tem como duração três dias para trabalhar o Pacto Educativo Global através da metodologia da Indagação Apreciativa, os 700 participantes aprendem como desenvolver os elementos dessa metodologia para aplicá-la nos diversos contextos de nossos institutos educacionais presentes nos 5 continentes do mundo. Os elementos são APRECIAR, INDAGAR, DIALOGAR, DESENHAR e PLANEJAR.

O primeiro módulo, dia 12 de novembro, incorpora os elementos citados acima e, assim, desenvolve a consciência das fortalezas e ações que existem nos diversos centros educativos e que já são realizadas com relação ao Pacto, a ecologia integral, a mudança de paradigmas e ao trabalho em rede.

Convidados pelo Conselho Geral da Filhas de Maria/ Irmãs Escolápias, Irmã Nilma Santos Ferreira, Irmã Valdete Pereira Costa e eu, Paulo Cesar Tavares, participamos desse evento plenos de gratidão por esta oportunidade ímpar de formação e troca de experiências. Estão presentes conosco, do Conselho Geral, as consultoras Irmã Martha Ramirez e Irmã Úrsula Kwasniewska.

Que Santa Paula Montal nos abençoe e caminhe conosco sempre!

Paulo Cesar Tavares – Coordenador Pastoral do Colégio São José Belo Horizonte, 12 de novembro de 2020 – Brasil

Confira alguns momentos: