Meditação

Acalmando a mente para o Enem 2020

Durante o ano de 2020, nós do Colégio São José, instituição das Irmãs Escolápias em Belo Horizonte, ensinamos nossos alunos diversas práticas meditativas. O núcleo de Pastoral Escolápia, através dos Encontros da Formação Ética e Humana, promoveu o desenvolvimento de meditações que produzem autoconhecimento, bem estar e qualidade de vida.

Agora, é a hora de nossos educandos colocarem em prática tudo que aprenderam para ampliar a consciência da sua existência e acalmar a sua mente produzindo um estado de paz e conforto emocional.

Esta atividade, por vezes associada aos caminhos da espiritualidade, é uma maneira encontrada por diversas pessoas e profissionais bem sucedidos para, além de fazer um desligamento do excesso de informação e percepções distorcidas trazidas pelo cotidiano da vida contemporânea, também, construir um itinerário de alta performance na sua saúde corporal, emocional e profissional.

Um estudo chamado de “Intensive Meditation Training Improves Perceptual Discrimination and Sustained Attention” defende que meditação tende a ajudar as pessoas a se manterem concentradas por períodos mais longos de tempo. Assim, retendo melhor na memória estudos, aulas e percepções da vida diária.

Isto decorre do fato de que a meditação influencia também a memória, como mostrou um estudo conduzido por pesquisadores de Harvard em 2011. “Mindfulness meditation training changes brain structure in eight weeks” acompanhou 16 participantes de um programa de oito semanas de meditação, em que eles dedicavam cerca de 30 minutos por dia para exercícios deste tipo. Analisando as imagens dos cérebros destas pessoas, notou-se um aumento da densidade da massa cinzenta no hipocampo, uma área associada ao aprendizado e a memória.

Por fim, a meditação também é responsável por reduzir os níveis de estresse e ansiedade dos praticantes e ainda diminuir a incidência de dores de cabeça e insônia, aspectos com os quais os alunos costumam conviver bastante nas épocas de prova. Afinal, o relaxamento da mente e do corpo causa uma melhora da qualidade de vida por influenciar diretamente a saúde e o bem-estar das pessoas.

Que tal praticarmos uma meditação construída pelo Professor Paulo Cesar Tavares, coordenador pastoral do Colégio São José? Siga os passos da meditação orientada e aproveite o seu momento de expansão da sua consciência, retenção dos conhecimentos na memória e saúde emocional.

Meditação orientada

1. Busque um lugar onde você possa ficar sozinho e em silêncio durante 5 a 10 minutos. Se preferir, coloque uma música suave de fundo para que propicie melhor a sua atividade meditativa.
                    2. Respire pausadamente, inspirando e expirando lentamente, até sentir que a sua mente está ficando serena e seu corpo calmo.
                    3. Pense em algo ou alguém que te traga o sentimento de conforto e paz.
                    4. Tenha um sentimento de gratidão e de bondade por esse lugar ou pessoa.
                    5. Agora, diga para você em silêncio: “Eu posso ter paz” – repetindo 3 vezes, pausadamente e seguindo o tempo da sua respiração.
                    6. Diga: “Eu sou um ser de paz” – repetindo 3 vezes, pausadamente e seguindo o tempo da sua respiração.
                    7. Fique durante 30 segundos em silêncio, sentindo-se bem com a sua presença e sendo generoso com o seu ser.
                    8. Para finalizar respire pausadamente 3 vezes e agradeça a Deus pela sua vida.

Gratidão Sempre!

Paulo Cesar Tavares