Meditação pode trazer concentração, atenção e retenção de tudo que você estuda e faz

A primeira semana de avaliações do ENEM já passou e agora, nós do Colégio São José/ Escolápias queremos te deixar preparado emocionalmente para a segunda etapa dessa maratona intelectiva em busca de um lugar na universidade pública. Para isso, trazemos mais uma vez a meditação como prática que possibilita deixar a sua vida em harmonia e plenitude diante de suas emoções.

As técnicas de meditação, no entanto, não é algo fácil, mas, é possível introduzir aos poucos no dia a dia começando por separar 10 minutos para ficar em silêncio em um local tranquilo, sem a interferência de barulhos, pessoas ou tecnologias.

Depois da escolha de um lugar tranquilo, pense no objetivo que deseja alcançar com a meditação, que no caso é conseguir estudar sem se sentir pressionado. Estabeleça um tempo e coloque um despertador para não ficar preocupado em saber as horas. Algumas pessoas utilizam uma almofada circular para sentar no chão ao meditar, mas caso não tenha pode sentar-se em uma cadeira com a coluna reta. Use sempre roupas confortáveis, evite roupas apertadas, como calças jeans ou muito justas.

Concentre-se totalmente na respiração, esse é o propósito principal da meditação. Se preferir coloque uma música suave para ajudar a relaxar. É importante lembrar que a meditação é um processo diário, fazê-la apenas uma vez não é suficiente para atingir o objetivo, fique atento a isso para não se frustrar e desistir. Pesquise sobre o tema e converse com pessoas que praticam.

Benefícios da meditação nos estudos

  • Aumento de concentração
  • Redução da ansiedade
  • Melhora na atenção
  • Aumento de energia
  • Redução do estresse
  • Sensação de calme e equilíbrio

Agora, volte à nossa publicação da semana passada e faça a meditação guiada criada pelo professor Paulo Cesar Tavares.

Gratidão sempre!