Dicas para ir bem na prova de Matemática

A prova de Matemática é composta por questões de diferentes níveis de dificuldade e é obvio que quanto mais questões o aluno resolver sem “chutar” melhor.

Desta forma, o ideal é fazer as questões mais fáceis primeiro. Assim, o estudante assegurará que não deixará de acertar essas questões por não ter tido tempo de fazê-las.

As questões, por serem contextualizadas, normalmente são muito extensas. Então, uma dica é sublinhar as informações mais importantes, desta forma evita-se ler várias vezes a mesma questão.

Os gráficos, tabelas e infográficos aparecem com muita frequência na prova. Muitas vezes, a correta interpretação desses recursos é suficiente para acertar a questão.

Assim, antes de tirar conclusões precipitadas, observe as grandezas envolvidas olhando os eixos, identifique as escalas e unidades usadas e veja o seu título. Tudo isso pode fazer uma grande diferença nesse tipo de questão.

Como a prova possui muitas questões e pouco tempo para a sua resolução, o aluno deverá, sempre que possível, simplificar os cálculos.

Para ganhar minutos preciosos poderá, por exemplo, aplicar produtos notáveis em potenciações, fazer aproximações, estimativas e cálculo mental, substituir números muito grandes por potências de 10 e simplificar frações.

Como se preparar para ir bem na prova de Matemática

Para começar, faça as pazes com essa matéria. Muitos alunos criam uma relação muito ruim com a Matemática e acabam acreditando que nunca conseguirão ter um bom desempenho nesta disciplina.

Ter essa crença só dificultará o seu aprendizado e portanto, deixe-se envolver com os encantos dos números! Acredite, você pode realmente aprender Matemática e corre ainda o risco de acabar gostando.

Para isso, comece a se preparar fazendo uma revisão dos conteúdos do ensino fundamental. Esses conteúdos, além de serem a base para o aprendizado, são também cobrados no Enem.

Crie o hábito de resolver os exercícios sem usar a calculadora. Não é permitido o seu uso na prova e sem saber fazer as operações fundamentais será muito difícil tem um bom desempenho.

Além disso, procure aprender técnicas que facilitam as contas, pois o tempo tem um peso muito grande nesta prova.

Uma boa sugestão é anotar quantos minutos leva para fazer cada questão e ir tentando sempre fazer em um menor tempo.

O ponto de partida para resolver uma questão de Matemática é a interpretação. Principalmente no Enem, onde as questões são contextualizadas, entender o enunciado é fundamental.

Desta forma, ler todos os dias textos dos mais variados temas, não só de Matemática, podem ajudar a melhorar a leitura e interpretação.

E por último, mas não menos importante, faça exercícios. Procure se familiarizar com o formato das questões do Enem, resolvendo provas de anos anteriores.

Procure resolver as questões sozinho primeiro. Se não conseguir resolver, não olhe imediatamente o gabarito. Tente novamente depois de um tempo, ser perseverante é fundamental.

Conforme for acertando as questões que fizer sozinho, ganhará mais confiança e passará a gostar mais de aprender Matemática, garanto.