Muitas pessoas pensam que a higiene bucal é fundamental apenas para garantir uma boa aparência, um sorriso bonito e um hálito puro. Entretanto, isso não é verdade. Uma boca saudável é essencial, por exemplo, para garantir uma boa mastigação dos alimentos e conseguir um processo de digestão eficiente. Além disso, os dentes ajudam também na articulação de palavras, sendo fundamentais, portanto, no processo da fala.

Além de ajudar a prevenir o mau hálito a higiene bucal é a melhor forma de prevenção de cáries, e outros problemas na boca. Higiene bucal é necessária para todas as pessoas manterem a saúde de seus dentes e boca.

Higiene Bucal do Bebê

A responsabilidade de orientar no processo de escovação dos dentes cabe, na maioria das vezes, aos pais da criança. Mas antes mesmo de os primeiros dentinhos nascerem, já é importante iniciar um hábito de higiene bucal no bebê. “Pode-se massagear a gengiva com ajuda de uma gaze ou mamadeira e, até mesmo, utilizar compressas de gaze com chá de camomila gelado no local onde está nascendo o dentinho”, indica a odontopediatra Simone Bastos.
Dessa forma, quando os dentes de leite começam a surgir, a criança já está mais acostumada com o processo de limpeza da cavidade oral. O ideal para a escovação dos primeiros dentinhos é que seja realizada com escova de cerdas macias e cabeça pequena, usando uma quantidade mínima de pasta de dentes fluoretada.

Para encerrar com chave de ouro os estudos do capítulo “Crescer com saúde” na disciplina de Ciências, os alunos dos 2º anos participaram no dia 26/11 de uma importante palestra com a dentista Aline Graciano mãe de nosso aluno do 2º A Caio Graciano Buono César, onde puderam descobrir, aprender e praticar sobre a importância e os cuidados com os dentes.

Agradecemos imensamente por este momento de grandes descobertas e aprendizados a Aline Graciano.

Foi sensacional!

Confira alguns momentos: