A estatística é o campo da matemática que relaciona fatos e números em que há um conjunto de métodos que nos possibilita coletar dados e analisá-los, assim sendo possível realizar alguma interpretação deles.

Durante a 2ª Etapa foi desenvolvido pela Professora Eliane um trabalho com os alunos da 3ª Série do Ensino Médio, no qual o foco eram as eleições em Belo Horizonte. O trabalho envolveu toda a turma de forma que experiências de aprendizagem favoreceram outras aprendizagens através das interações, mas o foco maior foram os dados estatísticos, gráficos, tabelas e porcentagens.

Os alunos viram que a estatística está relacionada a problemas de contagem ou organização de dados. Além disso, ela tem um importante papel no desenvolvimento de ferramentas que possibilitam o processo de organização de dados. A estatística é um ramo da ciência que nos permite fazer afirmações com certo grau de confiabilidade, mas nunca com 100% de certeza.