Desenvolvimento embrionário humano

Os alunos da 1ª Série do Ensino Médio demonstraram de forma prática e divertida, as fases da Embriologia Humana, através de moldes de massinhas confeccionados por eles.

Em aula prática, ministrada pela Professora Suzana Botrel, os alunos trabalharam com a sobreposição de formas, rolinhos, bolinhas, provocando a criatividade e o planejamento na forma de organizar uma maior quantidade de material.

Os eventos de divisão celular são acompanhados por diferenciações nas estruturas, permitindo a formação de tecidos específicos e, a partir deles, órgãos e também sistemas que puderam finalmente ser observados de forma bem realista através dos moldes de massinha.

Benefícios da utilização da massinha na educação:

Os jovens recebem diversos benefícios em seu desenvolvimento, ao trabalhar com massinha de modelar:

• Criatividade: o jovem imagina, cria e materializa os pensamentos em sua mente, dando asas à imaginação.
  • Proporções: a massinha de modelar também pode ser uma ferramenta perfeita para se acostumar com os diferentes tamanhos e proporções das coisas.
  • Concentração: brincar com a massinha também favorece a concentração dos alunos, em curto e longo prazo, já que às vezes demoram a fazer uma figura. É uma atividade motivadora e divertida que os mantém ocupados em períodos de tempo que podem ser bem longos.
  • Autoestima: a massinha também pode ajudar a melhorar a autoestima. Quando eles começam a criar as formas que desejam, percebem a capacidade que possuem e isso faz com que tenham mais confiança.

Assim, concluímos que o manuseio livre de novos materiais pode despertar e revelar inúmeras formas de trabalho, esse processo colaborou para uma aula mais instigante e atrativa, e o mais importante, para a associação dos modelos das fases do desenvolvimento humano à realidade.

Veja as apresentações a seguir: