Em tempos de globalização e pluralidade, um dos desafios enfrentados pelas escolas é a recuperação de sua marca de identidade. No caso das escolas católicas, essa necessidade é ainda mais evidente. Há, pelo menos, dois movimentos no interior dessas instituições: o primeiro, apontando problemas, dificuldades, fazendo o eco da desesperança; o segundo, indicando possibilidades, caminhos, construindo o sentimento de esperança. A construção de um projeto pedagógico é, talvez, o desafio que coloca todos os atores envolvidos no processo educativo de uma instituição escolar na trilha do encontro entre esses dois movimentos. A tarefa principal consiste em ressignificar o trabalho realizado e declarar um credo assumido coletivamente e revelado nas práticas cotidianas da instituição. Somos um colégio de identidade escolápia, presente com as Irmãs Escolápias em 20 países. Temos a missão de formar cidadãos cristãos comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. “Piedade e Letras” é o lema que inspira a nossa formação ético-cristã. Essa expressão sintetiza o nosso jeito de educar. Nossa pedagogia esta fundamentada na promoção humana e na qualidade do nosso processo de ensino-aprendizagem. Desenvolvemos a vivência da fé através da formação cristã, respeitando as diversas manifestações da transcendência. Segue um breve resumo de nossa proposta pedagógica para os nossos segmentos.

Educação Infantil

O Colégio São José, tendo como pilares da Educação Escolápia a “Piedade e Letras”, possui o compromisso de na Educação Infantil:

  • oportunizar às crianças o desenvolvimento quanto aos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade;
  • favorecer a aquisição de experiências amplas e diversificadas que permitam ao educando o desenvolvimento integral e harmonioso dos campos de experiência;
  • fortalecer os vínculos de família, os laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assentam a prática e o exercício da cidadania e dos direitos humanos;
  • oferecer atividades que favoreçam a alfabetização e a construção dos conceitos matemáticos, através do encantamento e raciocínio-lógico.
  • contribuir para uma educação em valores e ética, possibilitando a escolha da família pela vivência de elementos da espiritualidade cristã e diálogo com as diversas manifestações da transcendência.

“Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.” Fonte: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil/os-campos-de-experiencias)>

No processo de construção do conhecimento, estabelecem relações com as outras pessoas e com o meio em que vivem, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.” O Colégio São José atende as crianças de 2 a 5 anos com as seguintes formações de turmas:

  • Maternal II
  • Maternal III
  • 1º Período
  • 2º Período

Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais

O Colégio São José busca a excelência no processo de ensino e aprendizado, juntamente com a formação integral de seus alunos. Por isso, nossa proposta pedagógica para o Ensino Fundamental Anos Inicias e Anos Finais une a nossa educação de qualidade com três dimensões necessárias para o desenvolvimento humano: os aspectos éticos, cognitivos e transcendentes.

“O Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos. Há, portanto, crianças e adolescentes que, ao longo desse período, passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, entre outros. Como já indicado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos (Resolução CNE/CEB nº 7/2010)28, essas mudanças impõem desafios à elaboração de currículos para essa etapa de escolarização, de modo a superar as rupturas que ocorrem na passagem não somente entre as etapas da Educação Básica, mas também entre as duas fases do Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais.” Fonte:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental>

O Colégio São José cumpre estas premissas do MEC em relação ao Ensino Fundamental e ainda desenvolve e consolida:

  • a reflexão e a crítica paralela ao domínio da leitura e da escrita;
  • o raciocínio lógico- matemático;
  • o domínio das ciências naturais e biológicas básicas;
  • a compreensão de realidades sociais, políticas, tecnológicas e culturais analisadas a partir de uma  perspectiva ético-cristã;
  • a auto estima e a ação protagonista de cada aluno;
  • a responsabilidade subjetiva e social de cada educando.

Para isso, contamos com um corpo docente especializado e gestão pedagógica competente para administrar todo o processo de ensino aprendizagem de nossos alunos, juntamente com os pais e responsáveis de nossas crianças e adolescentes.

Ensino Médio

A proposta pedagógica para o ensino médio no Colégio São José está voltada para uma concepção de educação que engloba o ensino, a aprendizagem e a pesquisa, por meio de uma abordagem sociointeracionista que entende a relação do meio social com o sujeito como determinantes para o indivíduo aprender e construir conhecimentos sobre si e a sua realidade, priorizando a interdisciplinaridade, o diálogo e a contextualização, proporcionando uma atitude permanente de aprendizado.

O currículo está organizado em quatro áreas de conhecimento (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas). No Colégio São José, o Ensino Médio é a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental baseados na exigência do mundo contemporâneo.

“O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica, direito público subjetivo de todo cidadão brasileiro. Todavia, a realidade educacional do País tem mostrado que essa etapa representa um gargalo na garantia do direito à educação. Para além da necessidade de universalizar o atendimento, tem-se mostrado crucial garantir a permanência e as aprendizagens dos estudantes, respondendo às suas demandas e aspirações presentes e futuras. Como bem identificam e explicitam as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio de 2011 (DCNEM/2011):

Com a perspectiva de um imenso contingente de adolescentes, jovens e adultos que se diferenciam por condições de existência e perspectivas de futuro desiguais, é que o Ensino Médio deve trabalhar. Está em jogo a recriação da escola que, embora não possa por si só resolver as desigualdades sociais, pode ampliar as condições de inclusão social, ao possibilitar o acesso à ciência, à tecnologia, à cultura e ao trabalho (Parecer CNE/ CEB nº 5/201152; ênfases adicionadas).

Para responder a essa necessidade de recriação da escola, mostra-se imprescindível reconhecer que as rápidas transformações na dinâmica social contemporânea nacional e internacional, em grande parte decorrentes do desenvolvimento tecnológico, atingem diretamente as populações jovens e, portanto, suas demandas de formação. Nesse cenário cada vez mais complexo, dinâmico e fluido, as incertezas relativas às mudanças no mundo do trabalho e nas relações sociais como um todo representam um grande desafio para a formulação de políticas e propostas de organização curriculares para a Educação Básica, em geral, e para o Ensino Médio, em particular.” Fonte: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio>

A proposta pedagógica do Ensino Médio busca:

  • enfatizar a educação integral com destaque para a formação de cidadãos cristãos, éticos, conscientes de seu compromisso com a sociedade;
  • oportunizar aos alunos a sintonia com a proposta do ENEM e dos vestibulares, favorecendo lhes raciocínio e interpretação em atividades interdisciplinares;
  • desenvolver nos educandos suas potencialidades, auto estima e protagonismo juvenil, oportunizando a prática do exercício da cidadania, dos direitos humanos e da espiritualidade cristã.
Nossa missão é receber seu filho(a) com o carinho e conforto que ele merece.
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