Nova fase do Colégio São José

A partir de 2017, sob a direção de Maria Cláudia Leão, o Colégio restaura a sua fachada e inaugura a nova logomarca das Irmãs Escolápias para as suas obras educativas em todo o mundo. Visando a melhor formação dos nossos alunos, é constituída parcerias pedagógicas, tecnológicas e desportivas com o Bernoulli Sistema de Ensino, a Microsoft, a Google, a Cambrigde University Press e a Escola de Esportes Minas Tênis Clube.

A partir de 2007

Em 2007, ano de mudanças nos Governos Geral e Provincial da Instituição Escolápia, o Capítulo Provincial, entre tantas propostas, solicitou que recuperasse o estilo escolápio no Colégio São José. Muitas providências foram tomadas, entre elas, conceder um número de bolsas de estudo aos alunos que não conseguiam vagas para estudar no outro colégio da Instituição, a Escola Madre Paula. O contrato de aluguel com Faculdade São Camilo foi um fator facilitador para recuperar as matrículas e garantir a sua continuidade. A Congregação Provincial fez novas adaptações nas dependências do Colégio, restaurou espaços, melhorou e enriqueceu o material didático e técnico. Ampliou o quadro de professores e funcionários e, favoreceu a eles cursos de formação. Atende hoje em média 500 alunos, 56 funcionários e várias empresas parceiras. Têm atividades complementares de catequese, coral, balé, futsal, treinos esportivos e dança.

História do Colégio São José em BH

A partir de 2000

A profª. Vânia Gonçalves de Assis assume a direção, em 2001, com o assessoramento das Irmãs Escolápias. Continua, no entanto, o processo de revitalização do Colégio pela Fundação L’Hermitage, ocorrido de 1998 a meados de 2005.
Várias reformas foram feitas na estrutura física do Colégio, afim de torná-lo mais moderno e acolhedor: restauração do auditório, construção das quadras poliesportivas cobertas, implantação do Laboratório de Informática, reforma e ampliação do Laboratório de Ciências. Iniciaram-se as atividades do coral Canto em Sintonia, regido pela maestrina Marilene Fernandes Fagundes.

Colégio São Jose - Santa Paula Montal.

Década de 50 a 90

Com o objetivo de atingir muitas crianças e, pensando na formação de educadoras, foi implantado o Curso Normal (Magistério). O Colégio São José formou 1.286 professoras, no período de 1953 a 1991, em 35 turmas. O Curso Normal foi encerrado seguindo a legislação de ensino, passando em 1994, para Ensino Médio, destinado à formação acadêmica que passou a ser o alvo da juventude que se prepara para os estudos superiores.

Década de 40

Grandes realizações em prol da educação da infância e juventude mineira: compra do terreno, construção do prédio com imagem de São José na fachada e nova capela. É autorizado o curso Ginasial no Colégio São José.

.Escolápias do Brasil - CSJBH

Década de 30

As Irmãs Escolápias fundam o Colégio São José, em 1936. Começou com o Jardim de Infância e em seguida o curso primário. Também fundam o noviciado da Congregação Religiosa Escolápia do Brasil.

Colégio São Jose - Escolápias do Brasil

Sua missão é formar cidadãos cristãos e conscientes do seu compromisso com a sociedade.