PASTORAL ESCOLÁPIA/2020 

Oração Contínua em Família – 29

Advento: a Esperança da Dignidade Humana

ROTEIRO DE ORAÇÃO 

  • Escolher a hora e o lugar mais apropriados para a oração.
  • Rezar: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e acolher a presença de Deus no meio de vocês.
  • Pedir a luz do Espírito Santo para que Ele ilumine o momento – Pode-se rezar a oração abaixo ou cantar um canto que a família conheça.

1. Invocação – Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. … Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo este mesmo Espírito e gozemos da Sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor. Amém

Introdução: O novo ano litúrgico se inicia como primeiro domingo do Advento, o qual é depois do domingo de Cristo Rei. Teremos quatro domingos do Advento até a celebração do nascimento de Jesus: o Natal. E, assim, nos preparamos com muita fé, amor e esperança para acolhermos Jesus Menino em nossos corações.

 2. Mantra – O mantra é uma frase ou palavra que serve para criarmos, através da repetição, um ambiente interno de oração meditativa. Nossa mantra de hoje será:

 O meu coração se enche de Esperança. 

3. Salmo 23 – O Senhor é o meu Pastor.

 

4. Evangelho de Jesus segundo a comunidade de Marcos – Mc 13,33-37

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33 “Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. 34 É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando.

35 Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. 36 Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. 37O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

5. Momento de silêncio para a interiorização da leitura.

6. Canto do dia 

 

7. Preces Espontâneas (Cada um, independente de religião, faça uma oração pessoal)

8. Oração do Pai Nosso

 9. Oração neste tempo de pandemia

Ó Deus, / Fonte de vida e princípio do bem viver. / Neste momento de sofrimentos e dificuldades, / inspirai-nos palavras e ações, para confortar as pessoas vítimas dos males que atingem a nossa Terra. Iluminai os pesquisadores, cientistas e técnicos, / para que descubram caminhos de cura e superação de tantas enfermidades. / Despertai, Senhor, / por vossa graça e misericórdia, /uma nova humanidade, / em meio a tantas graves tribulações, / resplandecendo “um novo céu e uma nova terra”. / Amém. – Imaculada Conceição de Maria – Rogai por nós! – Nossa Senhora da Saúde – Rogai por nós! – Nossa Senhora da Esperança – Rogai por nós! – São José – Rogai por nós! – São Lucas – Rogai por nós! – São Camilo – Rogai por nós! – Santa Dulce dos Pobres – Rogai por nós! – Todos os Santos e Santas de Deus – Rogai por nós! Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa, me ilumina. Amém.

Diante dessa pandemia e de tantos outros males que nos assolam, pedimos a Deus que nos conceda um coração generoso, capaz de amar e perdoar incondicionalmente todas as pessoas.

Finalizar o momento rezando: “À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de DEUS. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita”.

Amém.

 

Equipe de Pastoral Educativa

Irmãs Escolápias