Educação Infantil

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNI – MEC/1999, diz que “crianças possuem uma natureza singular, que as caracterizam como seres que pensam o mundo de um jeito muito próprio. No processo de construção do conhecimento, estabelecem relações com as outras pessoas e com o meio em que vivem, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.”

O Colégio São José atento a esta prerrogativa, tem em sua missão e visão de futuro o compromisso de:

• oportunizar às crianças o desenvolvimento quanto aos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade;
  • favorecer a aquisição de experiências amplas e diversificadas que permitam ao educando o desenvolvimento integral e harmonioso das suas habilidades e competências;
  • fortalecer os vínculos de família, os laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assentam a vida social e cidadã;
  • proporcionar a criança a aquisição de hábitos e atitudes de vida social;
  • oferecer atividades que favoreçam a alfabetização e a construção dos conceitos matemáticos.

O Colégio São José atende crianças de 2 a 5 anos.

• Maternal II – crianças de 2 anos completos até 30 de junho do ano da matrícula
  • Maternal III – crianças de 3 anos completos até 30 de junho do ano da matrícula
  • 1º Período – crianças de 4 anos completos até 30 de junho do ano da matrícula
  • 2º Período – crianças de 5 anos completos até 30 de junho do ano da matrícula

Ensino Fundamental

As alterações da  Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) em seus artigos 29, 30, 32 e 87 e a Lei Ordinária 11.274/2006 trouxeram modificações para o Ensino Fundamental, ampliando sua duração para 9 anos, com ingresso da criança no 1º Ano com 06 anos de idade completos.

O Ensino Fundamental passou a ser dividido em Anos Iniciais (do 1º ao 5º ano) e Anos Finais (do 6º ao 9º ano). Sua estrutura curricular segue a base nacional comum, devendo ser complementada pelos sistemas de ensino, de acordo com as características regionais e sociais, obedecendo as diretrizes de:

• difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática;
  • consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento;
  • orientação para o trabalho;
  • promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais – (Art. 27º, LDB 9394/96).

O Colégio São José cumpre estas premissas do MEC em relação ao Ensino Fundamental e ainda enfoca a reflexão e a crítica paralela ao domínio da leitura e da escrita, o raciocínio matemático, a compreensão do ambiente natural, social, político, tecnológico e cultural analisadas numa perspectiva ética e religiosa.

A atenção é voltada para o desenvolvimento do educando enquanto indivíduo que constrói sua aprendizagem e autonomia com responsabilidade para o fortalecimento dos vínculos da família inserida na realidade atual, mas sempre sob a ótica cristã.

Ensino Médio

A LDB – Lei 9394/96, define o Ensino Médio como etapa final da Educação Básica, ou seja, a conclusão de um período de escolarização de caráter geral e tem por finalidade promover desenvolvimento do indivíduo, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores (art. 22).

No Colégio São José, o Ensino Médio é a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental baseados na exigência do mundo contemporâneo. As diretrizes curriculares visam: a compreensão do significado das ciências e sua contribuição para a vida, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; a língua portuguesa como instrumento de socialização e comunicação, acesso ao conhecimento e ao exercício da cidadania.

A proposta pedagógica busca:

• enfatizar a educação integral com destaque para a formação de cidadãos cristãos, éticos, conscientes de seu compromisso com a sociedade;
  • oportunizar aos alunos sintonia com a proposta do ENEM e dos vestibulares, favorecendo lhes raciocínio e interpretação em atividades interdisciplinares;
  • desenvolver nos educandos suas potencialidades oportunizando lhes crescer como pessoas responsáveis e positivas em relação ao mundo;
  • orientar os alunos na preparação básica para o trabalho e a cidadania.