O Colégio São José se preocupa com o desenvolvimento pessoal, espiritual, social e intelectual dos nossos alunos. No Ensino Fundamental Anos Finais, promovemos a autonomia, participação, responsabilidade e formação do pensamento crítico e reflexivo através de atividades desenvolvidas em projetos educacionais.

Ensino Fundamental II Colégio São José

O Ensino Fundamental Anos Finais terá por objetivo a formação básica do cidadão

Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes.

Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.

Os estudantes dessa fase inserem-se em uma faixa etária que corresponde à transição entre infância e adolescência, marcada por intensas mudanças decorrentes de transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais. Nesse período de vida, como bem aponta o Parecer CNE/CEB nº 11/2010, ampliam-se os vínculos sociais e os laços afetivos, as possibilidades intelectuais e a capacidade de raciocínios mais abstratos. Os estudantes tornam-se mais capazes de ver e avaliar os fatos pelo ponto de vista do outro, exercendo a capacidade de descentração, “importante na construção da autonomia e na aquisição de valores morais e éticos” (BRASIL, 2010).

As mudanças próprias dessa fase da vida implicam a compreensão do adolescente como sujeito em desenvolvimento, com singularidades e formações identitárias e culturais próprias, que demandam práticas escolares diferenciadas, capazes de contemplar suas necessidades e diferentes modos de inserção social. Conforme reconhecem as DCN, é frequente, nessa etapa,

observar forte adesão aos padrões de comportamento dos jovens da mesma idade, o que é evidenciado pela forma de se vestir e também pela linguagem utilizada por eles. Isso requer dos educadores maior disposição para entender e dialogar com as formas próprias de expressão das culturas juvenis, cujos traços são mais visíveis, sobretudo, nas áreas urbanas mais densamente povoadas (BRASIL, 2010).

Há que se considerar, ainda, que a cultura digital tem promovido mudanças sociais significativas nas sociedades contemporâneas. Em decorrência do avanço e da multiplicação das tecnologias de informação e comunicação e do crescente acesso a elas pela maior disponibilidade de computadores, telefones celulares, tablets e afins, os estudantes estão dinamicamente inseridos nessa cultura, não somente como consumidores. Os jovens têm se engajado cada vez mais como protagonistas da cultura digital, envolvendo-se diretamente em novas formas de interação multimidiática e multimodal e de atuação social em rede, que se realizam de modo cada vez mais ágil. Por sua vez, essa cultura também apresenta forte apelo emocional e induz ao imediatismo de respostas e à efemeridade das informações, privilegiando análises superficiais e o uso de imagens e formas de expressão mais sintéticas, diferentes dos modos de dizer e argumentar característicos da vida escolar. <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental>

Ensino Fundamental II Colégio São José

O Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio São José enfoca a reflexão crítica paralela ao domínio da leitura e da escrita, o raciocínio matemático caminhando junto ao cálculo, a compreensão do ambiente natural, social, político, tecnológico e cultural analisado numa perspectiva ética e religiosa. Possui também sua atenção constantemente voltada para o desenvolvimento do educando como indivíduo que constrói sua aprendizagem e autonomia com responsabilidade para o fortalecimento dos vínculos da família inserida na realidade atual, mas sempre sob a perspectivada ética cristã.

Faz parte da proposta pedagógica, em todas as etapas, trabalharmos com livros paradidáticos com o objetivo de incentivar e desenvolver o hábito da leitura. Práticas no laboratório de Ciências e Informática, aulas de Educação Física e de Ensino Religioso, juntamente com atividades que proporcionam o desenvolvimento de trabalhos artísticos e culturais.

Nossa missão é receber seu filho(a) com o carinho e conforto que ele merece.
Entre em contato conosco e agende uma visita.
Telefones: (31) 3222-5328
Whatsapp: (31) 98746-1014