Ensino Fundamental 1 Colégio São José

O Colégio São José se preocupa com o desenvolvimento pessoal, espiritual, social e intelectual dos nossos alunos. No Ensino Fundamental Anos Iniciais, promovemos a autonomia, participação, responsabilidade e formação do pensamento crítico e reflexivo através de atividades desenvolvidas em projetos educacionais e socioemocionais.

O Ensino Fundamental Anos Inicias terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

• O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.

Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo. Como destacam as DCN, a maior desenvoltura e a maior autonomia nos movimentos e deslocamentos ampliam suas interações com o espaço; a relação com múltiplas linguagens, incluindo os usos sociais da escrita e da matemática, permite a participação no mundo letrado e a construção de novas aprendizagens, na escola e para além dela; a afirmação de sua identidade em relação ao coletivo no qual se inserem resulta em formas mais ativas de se relacionarem com esse coletivo e com as normas que regem as relações entre as pessoas dentro e fora da escola, pelo reconhecimento de suas potencialidades e pelo acolhimento e pela valorização das diferenças.

Ampliam-se também as experiências para o desenvolvimento da oralidade e dos processos de percepção, compreensão e representação, elementos importantes para a apropriação do sistema de escrita alfabética e de outros sistemas de representação, como os signos matemáticos, os registros artísticos, midiáticos e científicos e as formas de representação do tempo e do espaço. Os alunos se deparam com uma variedade de situações que envolvem conceitos e fazeres científicos, desenvolvendo observações, análises, argumentações e potencializando descobertas. <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental>

Ensino Fundamental 1 Colégio São José

Disponibilizamos de espaços como biblioteca, horta, viveiros, cantinho das tartarugas, praça das águas, quadra poliesportiva, laboratório de informática, área para jogos, laboratório de ciências e Escola de Esporte Minas Tênis Clube.

Atividades como eventos esportivos, educação financeira, festa junina, musicalização, apresentações semanais de atividades artísticas, projetos individuais e institucionais, excursões, culinária, Oração Contínua, momento cívico, apreciação de obras de arte, dentre diversas atividade pedagógicas, fazem da nossa escola um espaço diferente, com qualidade no ensino e convivência dos valores cristãos.

Nossa missão é receber seu filho(a) com o carinho e conforto que ele merece.
Entre em contato conosco e agende uma visita.
Telefones: (31) 3222-5328
Whatsapp: (31) 98746-1014