Movimentando a solidariedade com a Campanha Lacre do Bem no CSJBH!

A campanha Lacre do Bem foi criada em 2013 por Julia Macedo, quando tinha 9 anos. Consiste em arrecadar lacres de latinhas de alumínio para vender à reciclagem e com o dinheiro arrecadado comprar cadeiras de rodas que são doadas para pessoas com deficiência.

Julia teve a iniciativa de criar o Lacre do Bem depois de receber um agradecimento, em forma de origami, da Creche Tia Dolores, que cuida de crianças com paralisia cerebral, após uma doação que fez à essa instituição.

Ela guardou em seu coração a vontade de ajudar mais um pouco a creche.

No início, sua ideia consistia em recolher lacres das latinhas que encontrasse pelo caminho, o que foi muito difícil.

Mas, com determinação, Julia entregava bilhetinhos todos os dias na escola, pedindo às pessoas que colaborassem recolhendo lacres. Foi assim que chamou a atenção de colegas, professores, amigos e parentes.

Após dois meses juntando lacres, só tinham menos da metade de uma garrafa PET de 2 litros. A mãe de Julia mostrou à ela a quantidade de lacres que haviam recolhido, no intuito de fazê-la desistir.

Mas ela, com os olhos brilhando, disse: “Que tanto!”. Todos olhavam a parte vazia da garrafa, e ela a parte cheia. Uma grande lição e motivação a continuarem!

Julia e seus pais pediram auxílio à diretora da escola, que aceitou o desafio na hora. Colocaram cartazes por todo lado e intensificaram os bilhetinhos para todas as famílias. E as doações começaram a acontecer…

Com a sua ideia, Julia ganhou o Prêmio Mineira de Ouro e o prêmio Bom Exemplo Cidadania 2014, promovido pela Rede Globo Minas em parceria com a Fundação Dom Cabral, a Fiemg e o jornal O Tempo.

É necessário a reciclagem do equivalente à 140 garrafas de 2 litros (105 quilos) cheias de lacres para adquirir uma cadeira de rodas de uso geral – ou seja, 352 mil lacres.

O Colégio São José apoia essa iniciativa e convida você a movimentar a solidariedade doando lacres de latinhas de alumínio!

Acesse Lacre do Bem e saiba mais sobre a campanha.