Rua Bueno Brandão, 151 - Floresta

Primeira infância: educar e compreender

Primeira Infância Colégio São José

PRIMEIRA INFÂNCIA: A IMPORTÂNCIA DE EDUCAR E COMPREENDER

A primeira infância, período compreendido desde o nascimento até os seis anos de idade, é crucial para o desenvolvimento das potencialidades das crianças. A maneira como ela é vivida reflete diretamente na vida adulta. Os primeiros anos de vida do ser humano são dotados de aprendizagem, tais como conhecer, interpretar, relacionar e amar.

A educação permite o desenvolvimento de capacidades, habilidades e aptidões humanas. Dessa forma, o espaço educacional o qual a criança está inserida deve proporcionar o desenvolvimento infantil a fim complementar a formação do caráter na infância. Portanto, a importância da primeira infância pauta-se no desenvolvimento cognitivo, emocional, social e moral.

Estudos apontam que a expansão da escolarização é resultado da inserção da mulher no mercado de trabalho, bem como às transformações urbanas e geográficas, ou seja, a busca por instituições que cuidem das crianças (creches, jardins, escolas maternais) como extensão familiar.

E COMO AJUDAR NA FORMAÇÃO DO CARÁTER NA PRIMEIRA INFÂNCIA?

A interação com o ambiente nos primeiros anos de vida estimula as conexões com nossos neurônios, modificando a percepção do mundo ao redor que afeta o processo de aprendizagem, comportamento e saúde. Dessa forma, a relação com a qual os pais interagem com seus filhos impacta significativamente no desenvolvimento cognitivo, emocional, físico e social da criança.

Os bebês constroem laços de afeto com algumas pessoas, normalmente pai e mãe. Portanto, o estilo comportamental dos pais ou do principal cuidador influencia a formação das características da criança, o que compromete o desenvolvimento saudável na infância. Ainda, a atuação de outras pessoas na educação infantil apoia o relacionamento seguro entre a criança e seus pais, além de influenciar positivamente no desenvolvimento escolar em idades mais avançadas.

ATRAVÉS DA AUTONOMIA ESTIMULAMOS O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Os primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais para o desenvolvimento de suas habilidades. Essa área do organismo não nasce pronta, essa construção vai acontecendo aos poucos. Por isso, é preciso um olhar diferenciado para a primeira infância no sentido de oferecer condições favoráveis para que as crianças desenvolvam e sejam estimuladas para que possam ser mais confiantes. É preciso ainda que haja a formação continuada de professores e educadores, que ajudem a conscientizar as famílias desde cedo numa organização dialógica reflexiva em defesa de formação de pessoas conscientes e humanas. Muitas crianças nascem com diversas habilidades, mas aos poucos são moldadas por ambientes desfavoráveis entre as famílias e a escola.

Por isso é tão importante o desenvolvimento da autonomia na primeira infância, porque permite a construção de uma personalidade saudável e possibilita à criança a oportunidade de resolver conflitos ao longo da vida. Uma criança autônoma aprende a fazer escolhas, avaliar os próprios desejos e sentimentos, e assim conseguir traçar metas para alcançá-las. Junto com a autonomia, outras facetas da personalidade se desenvolvem, como a moral, e com ela os conceitos de certo e errado, pois a autonomia traz consigo responsabilidades e com elas vêm os limites.

Uma educação pautada no amor e empatia é capaz de transformar crianças em seres humanos conscientes do seu papel familiar e principalmente na sociedade.