Rua Bueno Brandão, 151 - Floresta
Escola de educação infantil ou babá - Colégio São José

Escola de educação infantil ou baba?

É hora de retornar ao trabalho, com quem devo deixar meu filho?

O momento de voltar ao trabalho costuma ser um período de dúvidas e angústias para todas as mães. É momento de se afastar um pouco de seu precioso filho, a quem elas desejam proteger e cuidar com toda intensidade. Esse desligamento entre a mãe e o filho deve ser feito com muita paciência e afeto.  Decidir onde o seu filho vai permanecer enquanto trabalha é uma escolha tão importante quanto a de ter um filho.

Nessa fase, muitas famílias se perguntam:

Com quem deixar meu filho? Qual a melhor opção? Ele vai sofrer? Devo deixá-lo na Escola de Educação Infantil ou com a vovó? Contrato uma babá? A mamãe deve parar de trabalhar?

Infelizmente não há uma única resposta, cada família deverá refletir sobre suas necessidades e possibilidades e encontrar a sua. Dedicar-se ao seu filho em tempo integral, pelo menos nos seus primeiros anos de vida, seria um sonho dourado para muitas mães. O afeto e estímulo materno são muito importantes nesta etapa. Entretanto, se a mãe não tem como se dedicar exclusivamente à criança porque trabalha, os pais não devem, de forma alguma, sentirem-se culpados. Essa é a realidade de muitas outras famílias no mundo inteiro. Deixar seu filho aos cuidados de outras pessoas não é uma demonstração de falta de amor.

É preciso pensar na qualidade do tempo que se passa com seus filhos. Poucas horas de aconchego, carinho, canções e dengos exclusivos serão valiosos para que a criança se sinta amada e confiante para alcançar novas etapas do seu desenvolvimento.

Atualmente, a Escola de Educação Infantil tem se apresentado como uma excelente opção para as famílias, uma vez que proporcionam ambientes aconchegantes em que a criança será cuidada, amada e ainda poderá exercitar suas habilidades por conviver com outras crianças da mesma idade. Quando os pequenos estão sendo bem cuidados e estimulados, eles têm um dia rico e de efetivo crescimento.

Como escolher a escola mais adequada para seu filho?

Em primeiro lugar é necessário verificar se a escola é regularizada e se a educação infantil está dentro dos padrões estabelecidos pelos órgãos responsáveis. Quando uma escola é regularizada significa que será fiscalizada constantemente. Escolas comprometidas oferecem um desenvolvimento infantil focado nas potencialidades desenvolvidas, com estímulos adequados a cada faixa etária.

Outro item importante a ser analisado pela família é o Projeto Pedagógico da Escola, pois nele estão contidas as diretrizes da educação naquela instituição. Assim, os pais poderão conhecer os programas de relacionamento e socialização da criança. Analisar o comprometimento da escola com valores éticos e afetivos. O projeto pedagógico deve ser transparente e efetivado na prática diária. O ideal é escolher uma escola que cultive valores que a família compartilha.