Rua Bueno Brandão, 151 - Floresta
Dicas valiosas par o Enem 2017 no Colégio São José

5 DICAS VALIOSAS PARA SER APROVADO NO ENEM

Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um exame do Ministério da Educação para mensurar o nível de conhecimento e aprendizagem dos alunos que estão concluindo o ensino médio. O Enem também pode ser usado como forma de ingressar em uma faculdade ou universidade pública. Algumas universidades usam a nota do Enem como critério para classificar os alunos em cursos de graduação.

Quer saber como passar no Enem 2017? Conheça algumas dicas práticas.

1. Leia o Edital! Conheça o que será cobrado em cada uma das provas. Muitos candidatos vão para a prova sem saber, ao menos, qual conteúdo vai cair, é muito importante saber quais os conteúdos de cada matéria serão cobrados. Fique atento! Não basta saber apenas o conteúdo, é necessário também saber o uso correto da crase, acentuação e regência verbal, por exemplo.

2. Leia as provas anteriores do Enem. Geralmente, o conteúdo cobrado a cada ano não muda, por isso a importância de ler as provas anteriores. Se informar dos assuntos que serão cobrados em cada disciplina, pode otimizar seu tempo nos estudos. Assim, o candidato tem uma noção dos conteúdos que mais caem, além de conhecer seus níveis de dificuldade, podendo assim priorizar esses conteúdos.

3. Disciplina e regularidade nos estudos. Além de estudar regularmente, é fundamental estabelecer horário fixo para estudar, obedecendo ao seu plano de estudo. Dessa maneira você evitará se distrair e poderá se comprometer melhor aos estudos.

4. Faça simulados e controle o tempo de prova. A chave para obter êxito no Enem é treinar. As provas são bem extensas e os participantes têm poucas horas para respondê-las. Ou seja, além de estudar muito os conteúdos, é importante que você saiba controlar o tempo de prova para não correr o risco de ter que deixar questões em branco ou “chutar” respostas. Fazer simulados ajuda muito! Você pode aproveitar os que são organizados por escolas e cursinhos, resolver alguns pela internet ou mesmo fazer o download das provas anteriores do Enem no site oficial. É uma excelente forma de se familiarizar com o tipo de questão cobrada no Exame. Após resolver o simulado, confira o gabarito e revise as questões que errou. É importante identificar quais conteúdos precisam de mais atenção.

5. Pratique a redação! É importante treinar não só para as provas objetivas, mas também para a redação, pois ela equivale a 20% da nota do candidato, e saber escrever bem é essencial para conseguir uma boa nota na prova do Enem. Pratique o modelo exigido no Enem usando os temas que já apareceram no Exame. No início, leve o tempo que for preciso para conseguir argumentar e discorrer sobre o tema proposto. Com a prática, tente estruturar seu texto de forma mais rápida, focando na interpretação de texto para conseguir argumentar e na gramática, uma vez que erros gramaticais e de coesão podem tirar muitos pontos. Escrever com coerência também é essencial, então esteja preparado para fazer um texto de fácil leitura e muito bem estruturado.

Faça sua prova com tranquilidade, e com a certeza de que se preparou bem para ela. Siga as dicas colocadas aqui e principalmente, faça a prova com muita atenção, uma vez que a extensão da prova é um dos maiores desafios, e erros de interpretação são muito comuns. Cuidado com o tempo, e procure deixar a redação por último. Não se desespere e você conseguirá fazer uma boa prova!