Aula Prática de Fração.

Os alunos do 4º ano do Colégio São José, vivenciaram em aula prática de fração utilizando um alimento delicioso; a maçã. A atividade teve como objetivo desenvolver a capacidade do aluno de reconhecer a fração que é a representação da parte de um todo (de um ou mais inteiros), assim, podemos considerá-la como sendo mais uma representação de quantidade, ou seja, uma representação numérica.

Assim, podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 maçã é um inteiro, mas se comermos um pedaço, qual seria a representação numérica que esse pedaço e o resto da maçã representaria? Foi à necessidade de criar uma representação numérica para as partes de um inteiro que proporcionou o surgimento dos números fracionários que iremos estudar nesta etapa.

Observamos os cortes que eram dados e a fração que se formava e como lemos:

Veja mais: